A Promessa Escoteira tem o seguinte texto:
"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
RAMO ESCOTEIRO
A Lei Escoteira possui os seguintes artigos:
- O escoteiro tem uma só palavra: sua honra vale mais que a própria vida;
- O escoteiro é leal;
- O escoteiro está sempre alerta para a judar o próximo e pratica diariamente uma boa ação;
- O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros;
- O escoteiro é cortês;
- O escoteiro é bom para os animais e as plantas;
- O escoteiro é obediente e disciplinado;
- O escoteiro é alegre a sorri nas dificuldades;
- O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio;
- O escoteiro é limpo de corpo e alma.
O Ramo Escoteiro é motivado por um sistema de uniforme, distintivos e símbolos, por onde podem os jovens desenvolver habilidades, aprender e executar aptidões próprias descobrindo uma série de novidades. A distinção máxima que condecora um jovem no Ramo Escoteiro devido a um excelente desempenho de suas funções na Tropa e na Patrulha, além da recompensa pelo esforço pessoal em aprendizado e prática de assuntos técnico-escoteiros e pelo elevado grau de responsabilidade quando ao seguimento da Lei e a da Promessa Escoteira chama-se "ESCOTEIRO LIS DE OURO", pelo qual recebe uma insígnia que pode usar em seu uniforme.
O órgão máximo da Tropa Escoteira chama-se Corte de Honra que é a reunião periódica em que os Monitores das Patrulhas se reúnem para administrar a Tropa, com ou sem a presença do adulto responsável. A Corte de Honra também é característica fundamental do Sistema de Patrulhas e é o foro adequado pelo qual o jovem expressa seus anseios, queixa-se ou decide dentro do Grupo Escoteiro de que participa.
O Lema do Escoteiro é "Sempre Alerta" e quando estiver entre os 14 anos e meio e 15 anos de idade, demonstrando maturidade e interesse, o rapaz ou moça é encaminhado à transição para a Tropa de Sêniores.